Como exigir os seus direitos

Quando o consumidor enfrenta problemas de consumo, ele deve primeiramente reclamar com o fornecedor. Caso esse diálogo não surta efeito, o consumidor pode recorrer à intermediação dos órgãos de proteção e defesa do consumidor (como os Procons) ou às agências reguladoras (como a Anatel, Aneel, Anvisa, ANS). Caso não haja resultado satisfatório, pode-se ainda recorrer às providências na justiça.


O Portal Defesa Num Click se empenha na busca de soluções amigáveis para o problema de seus usuários, mas quando essa solução não se mostra possível, o Defesa Num Click indica um Advogado para atuar na causa e na defesa dos interesses e dos direitos de seus usuários reclamantes.


No link Modelos de Cartas disponibilizamos alguns modelos de cartas para que você possa fazer a reclamação com a empresa por escrito, caso não haja providências pelo telefone. É importante que se determine um prazo para resposta da empresa à sua reclamação. No caso de envio da carta por correio, procure utilizar o recurso de “Aviso de Recebimento”, assim você saberá exatamente quando a empresa recebeu a carta, e poderá contar o prazo de resposta a partir de então. A reclamação tanto pode ser dirigida à loja como ao fabricante. O consumidor é quem escolhe, pois segundo o CDC, ambos possuem o mesmo grau de responsabilidade.


Fonte: Procon Carioca - 2013


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